Palestras

Home / Palestras

Caso deseje que em sua empresa, escola ou outro local haja eventos com palestras do Professor Augusto Manzano relacionadas a área da computação basta realizar solicitação por meio deste site junto a página de contato indicando o desejo deste evento.

As palestras podem ser proferidas aos sábados no período da manhã, tarde ou excepcionalmente período integral, dependendo da necessidade do público participante.

 

PALESTRAS DISPONÍVEIS NO MOMENTO


CRIPTOGRAFIA APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COMERCIAL

A palestra discuti que o nível de preocupação com a proteção de dados na área da computação deve ir além das fronteiras do controle de acesso aos sistemas de uma organização. É demonstrado ao público um exemplo de ação de invasão, ao modo black hat, para alteração de dados em um arquivo binário ao estilo “porta dos fundos” sem uso de criptografia e a tentativa de mesma ação sobre um arquivo binário, de igual conteúdo, criptografado. O evento busca esclarecer a importância em se utilizar recursos criptográficos na gravação de dados, mesmo em simples aplicações, tanto em arquivos como em bancos de dados. Demonstra o efeito de algoritmos criptográficos sobre dados alfabéticos e numéricos tornando-os difíceis de serem lidos por pessoas fora do escopo da aplicação a partir de algoritmos criptográficos, além de esclarecer o conceito e uso de funções criptográficas em estilo hash e sua fragilidade frente à existência das rainbow tables.

Tempo de duração: de 2 a 3 horas

Público alvo:

Programadores de computadores (principalmente iniciantes), alunos das áreas de computação e profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Segurança, Administração de Empresas e demais pessoas interessadas pelo tema.

 


ALGORITMOS E SUA RELAÇÃO COM AS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

A palestra apresenta a partir de algoritmos clássicos sua relação direta (gráfica e textual) com algumas linguagens de programação como: C, C++, Pascal, Structured BASIC, D, Lua e Classic BASIC. O evento mostra ao participante como a estrutura gráfica de um diagrama de bloco e seu respectivo pseudocódigo se equacionam com as linguagens de programação apresentadas reforçando o quão importante é o uso das ferramentas de documentação e desenvolvimento de códigos de programa.

Tempo de duração: de 2 a 3 horas

Público alvo:

Estudantes de programação de computadores e programadores iniciantes), além de pessoas que tenham interesse pelo tema.